A Escola Pitangueiras acredita que a educação é a ferramenta essencial para o desenvolvimento humano de uma sociedade mais justa e que TODO MUNDO tem direito a aprender.

Desde o ano passado, a Escola Pitangueiras teve a oportunidade de conhecer a ONG Chemin du Futur, que realiza um trabalho incrível com crianças e adolescentes em situação de rua na cidade de Dakar, Senegal. Essa experiência nos despertou uma vontade enorme de levar um pouco da nossa cultura, carinho e, acima de tudo, o nosso acolhimento para essas pessoas. Com o coração cheio de esperança e emoção, compartilhamos com toda a comunidade a semente da educação sendo plantada através da Escola Pitangueiras além das fronteiras. Nossos mantenedores, Cleis e Marcelo, estão lá, vivenciando de perto essa realidade e colocando a mão na massa para construir salas de aula e, assim, transformar a realidade dessas crianças e adolescentes através da educação.
Juntos, vamos plantar no mundo os frutos da educação, pois acreditamos que a educação não deve ter fronteiras. Convidamos você a se juntar ao Pitangueiras além das fronteiras nesta missão.

Quer saber mais sobre o projeto e como contribuir?
Entre em contato com o Chemin Du Futur, sigam a página e conheçam o lindo trabalho que fazem com as crianças do Senegal.

História do Chemin

A história do Chemin começa com um grupo de brasileiros que, em viagem humanitária ao continente africano em 2011, observa o Fenômeno Talibé e suas consequências para crianças no Senegal. Com o apoio financeiro da primeira organização que acreditou na possibilidade de construir futuros diferentes para os meninos vítimas do Fenômeno, Edmilson Neto inicia a missão de estruturar o espaço e equipe local que ofereceriam ajuda as crianças senegalesas. Após quatro anos de atividades e tendo atingido bons resultados, os mantenedores daquele início de trabalho no Senegal decidiram encerrar as atividades como agência humanitária. Edmilson, percebendo o impacto das atividades do Chemin Du Futur para os meninos e comunidade, optou por dar continuidade aos trabalhos em Dakar, assumindo ali a presidência da organização. Durante a fase de transição, o projeto passou por diversas dificuldades, mas sempre contando com a convicção de seu fundador no Brasil e do time Senegalês in loco. Em 2016, o projeto foi apadrinhado pela Instituição Fraternidade Sem Fronteiras, no Brasil, e pela Fundação Tiberíades, na França. Com essas novas parcerias, os trabalhos se estruturaram definitivamente e o projeto se tornou realidade, completando 10 anos de experiência senegalesa em 2021. O Chemin du Futur aposta na próxima década com o braço administrativo brasileiro estruturado. Já em 2023, colhendo os frutos de uma gestão séria e comprometida, recebeu o apoio da Fundação Francisco e Clara de Assis, que marca um momento de ampliação, não só para a Instituição, mas, principalmente, para nossos meninos acolhidos. Para acompanhar o trabalho da ONG e saber mais sobre o Fenômeno Talibé você pode acessar o site www.chemindufutur.org e Instagram @chemindufuturoficial

Para saber mais assista nosso vídeo:

Assista a reportagem da tv globo in loco:

“Ninguém é tão pobre que não tenha algo para dar, nem tão rico que não tenha algo a receber”