Brincar Heurístico: Promover a vivência na educação Infantil

Sabemos que é na educação infantil que as crianças brincam com a imaginação, fazendo suas criações, e nós temos o papel de facilitar essa aprendizagem através de vivências e práticas, propondo ao aluno uma aprendizagem construtiva e lúdica. É importante para às crianças, vivenciar situações em que a tomada de decisão seja livre ou seja; A criança deve ser o protagonista principal da aprendizagem. 
Para essa aprendizagem ativa e lúdica, devemos incentivar o uso da imaginação, propondo opções de objetos sem comandos, e deixar que as crianças organizem a brincadeira e suas idéias. A criança deve estar livre para construir a sua própria história, ser crítico em suas brincadeiras. Sabe-se que a criança que brinca desenvolve várias funções cognitivas no cérebro, facilitando à sua aprendizagem.

Um dos métodos facilitadores para essa vivência lúdica é o Brincar Heurístico: os métodos heurísticos são acessos mentais confiáveis ​​e convenientes que você pode usar para diminuir suas opções quando você é confrontado com várias opções diferentes, para facilitar sua carga cognitiva ou para resolver problemas.
O brincar heurístico é uma abordagem para o trabalho com crianças pequenas, desenvolvido por Elinor Goldschmied, em colaboração com educadoras de alguns países da Europa. E aí, vamos fazer?

                                           

Luana Souza, Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e clínica.